A pandemia e seus reflexos
A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para as pessoas e empresas em todo o mundo. No entanto, também trouxe oportunidades para mudanças e inovações. A importância das pessoas nas nossas vidas pessoais e profissionais foi reconhecida, e a solidariedade, o respeito e o amor se tornaram ainda mais importantes.
Para as empresas, a transparência é um fator importante para o sucesso. Os funcionários são pessoas importantes e merecem toda atenção e cuidado, independente da situação. Existem relatos de estreitamento e afastamento entre empresários e funcionários. O importante é a transparência, onde todos deveriam apresentar os seus desejos e caminhos futuros e possíveis. O conhecimento sobre as intenções dos pares, facilita a coerência e a força necessária para superar todos os desafios e explorar novas oportunidades, juntos ou definitivamente separados.
Os empreendedores precisam redobrar as suas forças, pois além de se preocupar-se com a família, precisam cuidar dos seus negócios. Se por um lado existem trabalhadores reclamando da incapacidade de reversão ou crescimento da empresa, por outro lado existem empreendedores buscando alternativas possíveis e talvez inimagináveis.
Indiscutivelmente o foco está nas pessoas.
O “salve-se quem puder” não faz parte do mundo atual. Esta é uma frase fora de moda, pois é a união que proporciona a força e a coragem. As pessoas dão vida ao negócio, elas fazem acontecer e são agentes das transformações. As inovações dependem da capacidade de pensar “fora da caixa” e propor. É claro que muitos não se sentem bem em sair do estado de conforto para viver algo novo ou desconhecido.
A pandemia nos mostrou a importância das relações, da solidariedade, do respeito e do amor. Tanto as famílias quanto as empresas são compostas por pessoas, e no ambiente profissional, alguns se percebem em família, talvez pelo fato de as pessoas precisarem umas das outras. A interdependência é uma realidade. Após a escolha mútua, a empresa e os profissionais estão unidos pelo mesmo propósito e rumam na mesma direção.
O mercado é para todos, assim como as oportunidades ou dificuldades. Independentemente da classe social, todos podem se diferenciar. Tudo depende da sua capacidade de se reinventar e de realizar oportunidades e negócios com pessoas comprometidas e engajadas.
Por que pivotar?
Recentemente, uma pesquisa sobre o sono revelou que 57% das pessoas estão dormindo mal. Com a mente voando longe, é fácil se perder em pensamentos repetitivos. Afinal, a quantidade de pensamentos diários gira em torno de 50.000 a 60.000, e 95% deles são iguais aos do dia anterior.
Considerando que o pensamento gera o sentimento e não o contrário, pensar com otimismo e positividade é uma ótima opção para manter a mente aberta e o foco no que realmente importa. Uma das estratégias importantes é manter a conexão com as tendências para identificar oportunidades, projetar novas possibilidades e ideias.
Não sei quais são os seus problemas, mas sei que eles existem. Embora nem todos adotem essa prática, é recomendável compartilhar seus anseios e desejos. Procure pessoas otimistas e com conhecimento suficiente para ajudá-lo, conhecer novas realidades e ambientes para troca de ideias ou buscar ajuda de profissionais para suprir suas necessidades.
Sei que algumas pessoas se encontram sem saída, sem energia e sem coragem. No entanto, a mudança começa por você e esta tarefa é intransferível, seja na vida pessoal ou profissional. O jogo continua, as regras são outras e os jogadores mudaram. Portanto, as estratégias e táticas precisam ser diferentes.
Como pivotar?
A inovação é um fator importante para o sucesso de qualquer negócio, e pode ser alcançada por meio da adoção de novas tecnologias, processos, produtos e modelos de negócio. Mas para pivotar você deve refletir com profundidade no seu modelo de negócio e direcionamento estratégico. Para isso, é necessário avaliar o mercado, identificar as tendências e oportunidades, e adaptar-se a elas.
A governança corporativa é um conjunto de práticas que visam garantir a transparência, a ética e a responsabilidade social das empresas. Uma das formas de implementar a governança corporativa é por meio de conselhos consultivos, formados por pessoas experientes e com conhecimento específico em áreas relevantes para a empresa. Esses conselhos podem ajudar a empresa a tomar decisões estratégicas, identificar oportunidades e riscos, e promover a inovação.
Os conselhos consultivos são uma forma de trazer novas perspectivas e ideias para a empresa, e podem ser compostos por pessoas experientes em áreas como finanças, marketing, tecnologia, entre outras. Eles podem ajudar a empresa a se manter atualizada com as tendências do mercado, identificar novas oportunidades de inovação e de conexões! Promover a governança corporativa é o caminho certo!
Gostaria de saber a sua opinião, vamos pivotar ideias! 😊
Governe com propósito, inove com paixão!
1 Comentário
“Very good blog post. I definitely appreciate this site. Continue the good work!
}” visit the following internet page