O mercado está em constante movimento e transformação.
Nos últimos meses, tenho conversado com muitos empresários(as) sobre as grandes mudanças nos negócios. O momento pode ser de crise ou de oportunidade, e é por isso que decidi escrever um artigo destacando estratégias que devem ser consideradas para adequar um negócio. Serei breve na descrição para torná-lo mais leve e informativo.
Felizmente, muitos empreendedores já entenderam que nada será como antes. Eles se reinventaram, remodelaram seus negócios e implementaram novas estruturas e processos.
O maior desafio para o(a) empreendedor(a) é que tudo pode mudar a qualquer momento. Por isso, é importante monitorar e analisar constantemente os ambientes e as tendências do mercado.
Aqui estão 10 estratégias que podem ajudar a adequar o seu negócio às mudanças do mercado:”
As 10 estratégias
- Adaptação da liderança: As lideranças exponenciais têm coragem de arriscar e não temem as mudanças e os desafios. Elas inovam e estão em permanente movimento. São líderes por seus exemplos, motivados e positivos, o que facilita o engajamento. Elas compreendem a importância das pessoas e, por isso, buscam novas maneiras para motivar e melhorar a performance do seu time. Ah, e o mais importante, estão sempre conectadas com o mercado e com as pessoas!
- Transformação Digital: A tecnologia oferece inúmeros benefícios para acelerar o seu negócio, seja para promover mais conexões ou melhorar a produtividade. É impossível empreender sem tecnologia. Com ela, você pode fazer muito mais, melhor e mais rápido. Os processos precisam ser mais rápidos, a comunicação interna e externa instantânea e com capilaridade. Os negócios estão na internet para maior capilaridade, alcance e visibilidade. Esta é, sem dúvida, a principal estratégia de retomada para o crescimento. Use a tecnologia ao seu favor em todos os processos!
- Descentralizar o poder de decisão: Os novos estilos de liderança são ainda mais descentralizados, onde o grande desafio e missão dos líderes é unir, engajar e mobilizar pessoas apaixonadas pela causa e propósitos. Os profissionais precisam de mais autonomia, portanto, é preciso confiar. As pessoas precisam de clareza e transparência para contribuir com ideias e ações capazes de impulsionar o negócio.
- Mudanças Estratégicas: Se o mercado mudou, o seu negócio também precisa mudar. As mudanças de estratégia podem ser totais ou parciais. Benchmarking é um processo de avaliação de uma empresa em relação à outra. Visite outras empresas para identificar novas estratégias relacionadas ao mercado, ou para melhorar os processos, produtos ou práticas empresariais. Repense cada processo do seu negócio, desde a prospecção do novo cliente até a entrega do seu produto ou serviço.
- Reposicionamento cultural: A adoção de novos conceitos, estilos, modelos e cultura de negócio pode ser desafiadora, mas é necessária. Os negócios exigem novos formatos de trabalho. Os processos devem ser mais curtos, interativos, colaborativos e ágeis. As equipes, remotas ou não, devem ser multidisciplinares e multifuncionais. Por meio de uma cultura ágil e boas práticas de sustentabilidade e conectividade, você poderá diferenciar o seu negócio.
- Agilidade de startup: As startups são muito ágeis em todas as fases e momentos. Tudo inicia com uma grande sacada, denominada ideação. Em seguida, mediante a validação da hipótese, entram nas fases de tração e escala. Existem duas estratégias para promover as inovações nas empresas:
- Internamente: Engajar a sua equipe para promover ideias ou trazer startups para o seu ambiente empresarial.
- Externamente: Estruturar espaço e equipes em ambientes de inovação, como coworking e parques tecnológicos, ou ainda, designar pessoas da empresa para explorar conexões ou identificar soluções existentes no mercado.
- Novos produtos: Por um lado, surgem constantemente novos produtos, por outro, os produtos existentes apresentam tendência de ciclos de vida reduzido, ou seja, rapidamente perfazem as fases de desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Portanto, é importante pensar em diferentes produtos, seja para o mercado atual ou outro.
- Novos mercados e segmentos: Avalie o seu negócio em relação às novas variáveis do mercado e identifique novos mercados e segmentos para expandir o seu negócio. Esteja atento às tendências e às necessidades dos clientes para identificar oportunidades de crescimento.”
- Reestruturação: A liderança deve garantir as condições estruturais e financeiras do negócio. Manter pessoas com competências distintas é fundamental. Por isso, um dos diferenciais de um líder é a capacidade de escolher e engajar as pessoas certas, tanto para melhorar os processos quanto mantê-las focadas na execução das estratégias definidas. A qualificação depende do conhecimento técnico e da capacidade de se relacionar com outras pessoas, fatores fundamentais para promover melhores resultados.
- Venda, fusão e aquisição: Uma das formas de crescer é aumentar a participação no mercado por meio de venda, fusão ou aquisição. Essas estratégias podem ajudar a expandir o seu negócio e aumentar a sua presença no mercado. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente as oportunidades e os riscos envolvidos em cada uma dessas opções.
Por que pivotar?
As estratégias que apresentei são hipóteses que podem ter aderência ao seu negócio ou ao negócio de outra pessoa que você conheça. Espero que este artigo possa contribuir e agregar valor de alguma forma, e que você possa aplicar essas estratégias para melhorar o seu negócio. Lembre-se de que o mercado está em constante movimento e transformação, e é importante estar sempre atento às mudanças e tendências para se manter competitivo.
Gostaria de conhecer a sua opinião. Comente e vamos pivotar ideias!
Governe com propósito, inove com paixão!😊
1 Comentário
“Very good blog post. I definitely appreciate this site. Continue the good work!
}” visit the following internet page